domingo, 12 de junho de 2011

Estereótipos malditos


Hoje me deparei com uma informação que me deixou em estado de choque " Há cinquenta milhões de pessoas com anorexia nervosa no mundo". Este é um número que nos remete às proporções do número de mortos da Segunda Guerra Mundial.
Para maximizar as vendas e gerar uma atração fatal entre as mulheres, o mundo fashion começou a usar o corpo de jovens completamente fora do padrão comum como protótipo de beleza. Há milhares de pessoas em todo o mundo sendo abarrotadas de estereótipos não reais, como o tamanho de nariz perfeito, cor de olhos, cabelo, corpo... Justo as mulheres que lutaram tanto por uma hierarquia justa, ao lado do poder masculino, estão deixando-se ser aprisionadas pelo ilustre e repulsivo mundo da moda. Japonesas e chinesas estão ferindo sua anatomia tão única para se parecer mais com as modelos ocidentais, meninas em plena fase de crescimento regidas pelo desespero de alcançar o estereótipo do belo adoecem profundamente e estancam o que jamais conseguimos estancar naturalmente: o instinto da fome.
Até que ponto chegaremos para termos o "corpo ideal" ?! Onde estão as gordinhas nos desfiles? Onde estão as mulheres de nariz saliente? Por que neste templo se escondem as jovens com culotes ou estrias? Não são elas seres humanos? Não são elas belas? Por que o mundo da moda, que surgiu para promover bem-estar, está destruindo a autoestima das mulheres? Essa discriminação socialmente aceita não é um estupro da autoestima?
Toda mulher tem uma beleza única, e não vale a pena correr riscos de vida, adoecer emocional e fisicamente na busca de algo que nem existe. Quem foi que ditou os padrões de beleza?! Será ele algum " Deus Grego" ?! O bonito é relativo; e ao meu ver bonito é tudo que é agradável aos olhos, não os carnais mais aos espirituais. Meninas cegas por uma exaustiva e em vão corrida pela beleza, matam seus sonhos, se afastam de suas famílias e amigos; e se isolam no seu mundo irreal, onde acham que são obesas. Obesidade também é um problema, mas aonde uma pessoa que pesa 35 kg com 1,60m de altura é obesa?!
Estereótipos malditos! Que cegam as pessoas, que arrancam delas seus sonhos e seus planos. Tiram delas injustamente o sorriso, a felicidade. E aonde estão as pessoas para ajudar?! Parem de criticar! Deem a mão, ajudem sem julgar; cada um tem o seu ponto fraco e não é por este que devemos desmerecer ninguém.  Por favor, vamos ter um pouco de sanidade e perceber que ninguém é perfeito, e que são nessas pequenas e singelas imperfeições que reside o especial, e que faz cada pessoa ser única e bela ao seu modo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário