quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Como Águia


"A águia é uma ave que chega a viver 70 anos. Mas, para chegar a esta idade ela tem que tomar uma séria e difícil decisão por volta dos 40 anos. Nessa idade, ela está com as unhas compridas e flexíveis, não conseguindo mais caçar suas presas para se alimentar; seu bico alongado e pontiagudo já está curvo; suas asas estão apontando para o peito, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas; e voar já está se tornando uma tarefa difícil! Então, a águia só tem duas alternativas: morrer... ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e recolher-se em um ninho próximo a um paredão, onde ela não necessite voar. Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E somente depois de cinco meses ela sai para seu famoso voo de renovação. e poderá viver, então, por mais uns trinta anos. Em nossa vida, muitas vezes, temos que nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação. Para que continuemos a voar um voo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes e outras 'tradições' que nos causam dor. Somente quando nos livramos do peso do passado é que podemos aproveitar o resultado valioso que uma auto-renovação sempre traz."

Um pensamento próprio...
Falo por mim mesma, existem coisas e situações que nos ocorreram no passado, que nos feriram já faz tempo, mas ainda hoje carregamos as marcas e cicatrizes ainda abertas de tais situações. Aquela palavra de acusação, aquela decepção, aquela lágrima, aquele olhar... Coisas que talvez façam dias, meses ou até mesmo anos, mas que ao fecharmos olhos podemos sentir como se tudo voltasse à tona, e junto disso novamente em nossa lembrança vem a dor, a angústia e a mágoa. Assim como a águia precisamos reavaliar nossas vidas, sair um pouco do "tumulto" e nos esvaziar de todo e qualquer sentimento ruim e sufocador que venha nos atordoar; tem horas que um silêncio vale muito, e juntamente a ele precisamos nos desprender das lembranças. Não, não é fácil. Mas continua sendo a melhor coisa, nunca haverá um novo dia se ainda ficarmos "presos" aos erros do dia anterior; perdoar é difícil, mas é preciso.
Um novo tempo, um novo amanhecer, uma nova história, só acontece quando decidimos fazer de um dia comum de um momento comum, algo diferente.
" Não há como voltar atrás e fazer um novo começo, mas tem como se decidir agora a fazer um novo fim."


Nenhum comentário:

Postar um comentário